Ao acessar o seu login em nosso Dispensador Memed, você notará que os medicamentos possuem com ele o campo “posologia”, muito usado pelos médicos para descrever os tratamentos.

Notou que a Receita Digital não é da Memed? Veja aqui como dispensar. 👀

Página está em branco ao pesquisar o Token? Clique aqui. 👆

A receita é da Memed e possui dúvidas sobre a quantidade a ser dispensada? Continue aqui comigo e eu te ajudo! ⏬


Acompanhe na prática como dispensar a quantidade exata 👩‍💻

Após pesquisar o token e habilitar para você os medicamentos prescritos, você conseguirá visualizar a apresentação do medicamento e abaixo a descrição do tratamento do paciente.

  • Atente-se a quantidade prescrita

Para facilitar o entendimento, vamos com um exemplo do medicamento “Amoxicilina”.

Neste primeiro cenário, podemos notar que o médico prescreveu o medicamento correspondente a quantidade exata do tratamento do paciente. Dessa forma, como o paciente precisará de 3 comprimidos por 5 dias, está correto prescrever 01 embalagem que contém 15 unidades (3uni ao dia x 5 dias = 15 unidades).

Já nesse segundo exemplo, podemos notar que o tratamento do paciente foi definido como “01 cápsula ao dia, por 30 dias.” porém podemos notar que o médico prescreveu 60 cápsulas. Ou seja, não condizente ao tratamento.

Ao receber uma receita que não corresponda a quantidade prescrita, informe ao paciente sobre esse impasse para que ele esteja ciente da situação.

Orientamos que fale diretamente com o médico e, caso não consiga, peça por favor para o paciente informar ao médico para que ele possa prescrever uma nova receita.


Pontos importantes antes de dispensar

  • Não consta na posologia o tempo do tratamento?

Caso o médico não inclua a quantidade de dias/meses do tratamento do paciente, você deverá analisar a quantidade de embalagens/cápsulas solicitadas pelo médico e dispensar o necessário.

  • A embalagem prescrita está com menor quantidade?

Em situações em que o médico prescreve um medicamento e você tenha em seu estoque a embalagem em uma quantidade menor, faça o cálculo correto para dispensar o necessário.

Podemos usar como exemplo uma embalagem com 30(uni) e a drogaria apenas possui embalagens de 15(uni), nesse caso deve considerar o volume total de unidade (30uni), e dispensar 2 caixas.

É de suma importância a atenção a esses detalhes ao dispensar o medicamento para que não tenha índices ou riscos durante o tratamento do paciente.


💬 Se ficou com alguma dúvida e precisa falar conosco via chat, clique no ícone azul ao seu lado direito! Converse com a gente! Te espero lá! 😄

Encontrou sua resposta?