Aqui pela Memed você possui autonomia para prescrever a quantidade do medicamento que seja necessária de acordo com o estado clínico do seu paciente.

Vale ressaltar: É de suma importância se atentar a apresentação prescrita, pois muitas apresentações selecionadas já acompanham com ela a quantidade de cápsulas/comprimidos.


Entenda melhor sobre a quantidade de medicamentos 👩‍💻

É super importante que o conteúdo descrito no campo “posologia”, tenha conexão com o número de embalagens que o paciente precisará para concluir o tratamento e não consumir uma quantidade elevada do que foi prescrito.

  • Campo “posologia”

Toda apresentação acompanha com ela o campo “posologia”. Esse campo é a descrição do uso do medicamento prescrito durante o período de tratamento do seu paciente.

  • Quantidade de embalagens

Ao lado de cada apresentação, temos a quantidade de embalagens daquele medicamento prescrito ao paciente. Esse ponto é muito importante, pois o número de embalagens deve ser “coerente” ao que foi descrito no campo posologia.


Como funciona na prática?!

Para facilitar o entendimento, vou usar como exemplo o medicamento “Amoxicilina”, seja selecionando diretamente da aba “industrializados” ou “composições”.

Vale lembrar que ao selecionar a apresentação do campo "industrializados", a quantidade notificada será correspondente ao que vem na caixa. Já ao selecionar via “composições” não é vinculado a um fabricante específico, portanto a quantidade não seria por embalagens e sim por unidades.

Você pode conferir mais detalhes neste artigo, clique aqui.

Na imagem abaixo, para o tratamento do paciente será necessário 01 cápsula a cada 08 horas, sendo assim, 3 cápsulas ao dia durante 05 dias. Ou seja, o paciente precisará de 15 cápsulas para finalizar o tratamento. Dessa forma, como na apresentação já consta como “15un”, ao incluir 01 embalagem, notamos que o tratamento está conectado ao conteúdo prescrito no campo posologia.

Em outro exemplo, podemos notar que o paciente precisará de 01 cápsula por dia durante 30 dias, ou seja, 30 unidades. Porém ao lado onde você incluirá a quantidade de cápsulas, está prescrito um número bem elevado do que o descrito no campo posologia.

Dessa forma, não condizente com o tratamento prescrito. Afinal, o paciente estará comprando mais do que sugerido, podendo complicar o seu tratamento.

Vale ressaltar: É de suma importância se atentar a apresentação prescrita, pois muitas apresentações selecionadas já acompanham com ela a quantidade de cápsulas/comprimidos.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre o campo posologia e unidades, que tal dar uma olhada em mais alguns artigos da nossa Central de Ajuda?!

Dúvidas de quais medicamentos você pode prescrever? Veja aqui. 👀

Deseja encontrar uma prescrição enviada? Clique aqui. 👆


💬 Se ficou com alguma dúvida e precisa falar conosco via chat, clique no ícone azul ao seu lado direito! Converse com a gente! Te espero lá! 😄

Encontrou sua resposta?