Ao prescrever uma receita, você notará que existirá algumas "abas" para selecionar.

São elas: industrializados, manipulados, composições, exames e periféricos.

Neste artigo eu explico para você no ato de prescrever, cada uma delas.


Já conferiu esse artigo? Veja mais opções abaixo que podem te ajudar 😄

Dúvidas de como assinar as receitas? Veja aqui. 👀

Precisa sincronizar sua conta Memed ao prontuário? Clique aqui. 👆

Deseja enviar em formato A5? Veja aqui. 👀


Veja na prática onde encontrar as abas 👩‍💻


  • Nomes comerciais

Nesta aba você encontrará medicamentos associados a laboratórios e que sairão com o nome comercial. Ou seja, você não prescreve pelo princípio ativo e, caso seja uma manipulação, você não consegue manipular nesta opção, pois a apresentação já estará "pronta" para você prescrever.

Em alguns casos, caso pesquise o medicamento dentro desta aba e esteja fixado uma apresentação como "a primeira", isso não impede de você poder escolher outra apresentação que deseja.

Além disso, independente da marca receitada, permanecerão válidas todas as regras de intercambialidade a serem avaliadas pelo farmacêutico no momento da dispensação.

Vale ressaltar: É Importante esclarecer que a Memed se pauta no princípio de plena autonomia médica no ato de prescrição e não iremos interferir no conteúdo da receita emitida.

  • Fórmulas

Esta é a opção em que você consegue visualizar os medicamentos/fórmulas manipuladas (já criadas por você) ou utilizar uma das manipulações que a Memed possui já pré-cadastradas. Para criar uma nova fórmula, você pode acompanhar clicando aqui.

  • Nomes genéricos

Esta aba permite que você prescreve o medicamento apenas com o princípio ativo, ou seja, não sairá associada a nenhum laboratório ou nome comercial. Ideal para medicamentos que necessitem de formulário LME ou precise incluir mais do que um componente em um mesmo medicamento.

  • Exames

Como o nome já diz, essa aba é específica caso você queira prescrever algum exame e precise enviar um pedido médico para o seu paciente.

Vale ressaltar: Alguns exames já estão pré-cadastrados diretamente em nosso banco de conteúdo, mas você possui a autonomia também de prescrever no modo "texto-livre".

  • Outros

Esta opção permite você prescrever itens como: fórmulas infantis, máscaras, artigos de compressão, artigos de monitoramento, florais de Bach, etc.

Também conseguirá prescrever Laudos Médicos, Atestados e Orientações.

🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 Vale ressaltar: Caso você prescreva o medicamento em texto-livre, não habilitará os receituários de controle especial.


Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as abas ao prescrever, que tal dar uma olhada em mais alguns artigos da nossa Central de Ajuda?!

Dúvidas sobre a validade das receitas? Veja aqui. 👀

Deseja enviar a receita pelo WhatsApp? Clique aqui. 👆


💬 Se ficou com alguma dúvida e precisa falar conosco via chat, clique no ícone azul ao seu lado direito! Converse com a gente! Te espero lá! 😄

Encontrou sua resposta?