O que eu preciso saber antes?

Para que seu atestado ser válido, deve conter algumas informações verídicas e obrigatórias. Por aqui você consegue conferir se o Atestado está com as devidas informações necessárias antes de enviar para o seu RH.


Acompanhe comigo as informações necessárias no Atestado ✍️

Ao receber o atestado via SMS, WhatsApp ou e-mail, é interessante conferir primeiramente se o atestado é válido e se consta as informações necessárias.

Ilustração com dados obrigatórios e não obrigatórios assim como terá escrito no artigo.

Entenda separadamente a importância de cada informação 📚

Obrigatórios:

  • Nome do médico/CRM

Essa informação é obrigatória, pois sem essa confirmação de identidade, o receptor não conseguirá confirmar o emissor do documento, se tornando assim, um documento inválido.

  • Endereço e contato do médico

Dessa forma, será possível (em alguns casos), o RH entrar em contato com o médico para conferir a veracidade do documento, evitando possíveis documentos falsos.

  • Nome completo do paciente ⛔

É de mera importância que o nome do paciente esteja prescrito corretamente, para que possa ser identificado o paciente vs. colaborador.

  • Dias de afastamento ⛔

Necessário especificar no atestado os dias que o você ficará afastado, para que dessa forma, o RH consiga abonar/armazenar os dias que o colaborador ficou ausente e/ou está cumprindo o prazo.

  • Estar devidamente assinado ⛔

A assinatura digital é super importante pois por mais que contenha todos os dados necessários e obrigatórios, caso o documento não esteja assinado, será inválido.


Não Obrigatórios:

  • Inclusão de CID ⚠️

Essa informação não se torna obrigatória em um Atestado, pois descreve o diagnóstico da doença, mas, pode ser incluso expressamente autorizado pelo paciente, pois todos têm o direito ao sigilo médico, em casos que não se sintam confortáveis. Dependendo do RH da empresa, será necessário essa informação, pois cada RH possui a sua particularidade e regras internas.

  • Logo do consultório ⚠️

Não é necessário ter a uma imagem notificando sobre a existência do consultório, porém é de mera importância que tenha o endereço e o contato do médico.

  • Formatação ⚠️

Cada profissional da saúde possui uma formatação diferente para cada Atestado, podendo personalizar ou não. Se após a personalização, os dados obrigatórios estiverem no Atestado, não há impedimentos para seguir com a validação.


Está faltando informações ou estão incorretas? 😕

Nessa situação, será necessário que entre em contato diretamente com o seu médico ou convênio/telemedicina que realizou o atendimento. Por segurança, nós da Memed não emitimos prescrições.


Artigos relacionados que podem te ajudar:

Precisa de mais alguma ajuda? Fale conosco pelo chat! 😄

Para falar no chat, clique no ícone azul ao lado.


Encontrou sua resposta?