1. Sobre a Memed

A Memed é uma empresa de tecnologia em saúde, que nasceu em 2012 com o sonho de digitalizar as receitas médicas no Brasil. Para isso, criamos uma plataforma 100% gratuita para os médicos, onde oferecemos diversas informações sobre os medicamentos para suporte à decisão clínica, solicitações de exames bem como a possibilidade de assinar digitalmente as receitas e enviá-las por SMS aos pacientes, sem necessidade de impressão.

2. Receita Digital

A Receita Digital Memed é a versão digital da prescrição impressa, que pode ser enviada para todos os pacientes via SMS, de forma gratuita. Ela oferece uma experiência digital pós consulta para os pacientes, oferecendo praticidade, diminuindo risco de perdas e facilitando o agendamento de exames.

3. Assinatura digital

Prescrições assinadas digitalmente pela Memed, não possuem uma "imagem" da assinatura do profissional. Quando uma prescrição é assinada digitalmente pelo médico, os dados da assinatura ficam armazenados em nuvem, por isso as informações do médico precisam ser compatíveis com o seu cadastro no CFM.

Para garantir a veracidade das receitas digitais, é necessário validar o documento no portal ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Com esta ferramenta, todos os arquivos recebidos em PDF pelo laboratório podem ser verificados e validados quanto a sua autenticidade.

4. Legalidade das Receitas Digitais

A portaria 467, de 20 de março de 2020, aprova a teleconsulta como uma das medidas de enfrentamento da epidemia de Covid-19.

Para que a receita enviada aos pacientes seja válida nos atendimentos realizados por essa modalidade, é necessário assiná-la digitalmente. As receitas com assinatura digital são válidas desde 2016, mediante o médico ter assinado o documento com um certificado digital que atenda as normas ICP-Brasil.

5. Validade do pedido de exame digital

O pedido de exame digital possui a mesma validade da versão impressa.

Encontrou sua resposta?