Quando você acaba de integrar o seu certificado digital e, ao tentar enviar a receita por SMS, a plataforma retorna com uma mensagem de erro ou não conclui com a assinatura, precisamos identificar se o seu computador/certificado atende os requisitos necessários.

  1. Verifique se o seu certificado é ICP-Brasil e é de pessoa física. (Certificados de pessoa jurídica não poderão ser utilizados para assinar a receita);
  2. Verifique o prazo de validade do seu certificado digital;
  3. Verifique se o seu certificado está devidamente instalado em seu computador e, em alguns casos, se ele está plugado em sua máquina. (mesmo em casos de certificados em nuvem, eles precisam estar instalados no computador, com exceção do Birdid.);
  4. Verifique o navegador que utiliza e se ele está atualizado. (no navegador Safari, o web pki não irá funcionar. Caso o navegador esteja desatualizado, é preciso atualizar antes de prosseguir);
  5. Verifique se na lista de certificados instalados aparece mais de uma opção e certifique-se de que escolheu o certificado correto. Geralmente, o arquivo correto é o que aparece o seu nome e o nome da certificadora:

6. Verifique o seu Sistema Operacional. Caso seja Windows, precisa ser acima da versão 7 e, em Mac, acima da versão 10.12. Fora desse padrão, o seu certificado não irá funcionar na plataforma.

Caso o seu computador/certificado atenda a todos os pré-requisitos, entre em contato com o nosso time, informando que já realizou a triagem, para prosseguirmos com os testes e entender sobre o erro apresentado.

Importante:

Lacuna CA não é uma autoridade certificadora. A Lacuna é a empresa que oferece a extensão "web pki" e ela funciona como um localizador de certificados instalados em sua máquina. Caso ainda não tenha um certificado, você precisa, primeiramente, solicitar o seu em alguma certificadora.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

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