Estamos vivendo um momento de mudanças. Algo que antes parecia uma ideia distante, se tornou realidade. Hoje, muito se fala a respeito da temática Receita Digital, e podemos listar uma série de benefícios que o uso de assinatura digital em receitas médicas traz a todo ecossistema de saúde.


1. COVID e Telemedicina

Após o advento do COVID e impossibilidade das pessoas saírem de casa, houve um avanço significativo de consultas médicas via Telemedicina. Nesse cenário, surgiu a necessidade de assinar digitalmente as receitas médicas geradas e hoje a Memed é a única plataforma que garante uma prescrição e dispensação segura de receitas assinadas digitalmente.

2. Segurança jurídica

Desde a publicação da MP 2.200-2, documentos assinados digitalmente tem validade jurídica. Em relação a Receitas Digitais assinadas digitalmente, em janeiro de 2016 a publicação do CRFSP* estabelece:

"Assim, receitas emitidas mediante uso de assinatura digital deverão, para serem aceitas por farmacêuticos nas farmácias e drogarias do Estado de São Paulo, possuir uma chave de acesso público nela impressa que será utilizada para conferência da sua autenticidade e validade, servindo ainda, como mecanismo de respaldo ao farmacêutico no que tange à sua conduta profissional e ética.”
*Prescrição eletrônica com assinatura digital, disponível em http://www.crfsp.org.br/fiscalizacao-parceira/641-orientacao-farmaceutica/fiscalizacao-parceira/farm%C3%A1cia/7180-prescricao-eletronica-com-assinatura-digital.html

A Memed está 100% amparada juridicamente para o fluxo de receitas assinadas digitalmente. Acreditamos na segurança e autenticidade desse processo e entendemos que daqui para frente isso se tornará uma prática comum no ecossistema de saúde. 

3. Sustentabilidade

O envio da Receita Digital substitui a necessidade de impressão da receita física.
Dessa forma, vemos uma redução significativa no consumo de papel para o processo de prescrições médicas, além de reduzir custos para clínicas e instituições.

4. Serviços para o paciente

A receita digital também pode contribuir com diversos serviços adicionais ao paciente:

  • Informações sobre os medicamentos e tratamentos
  • Programas de benefícios de forma facilitada
  • Consulta de preços e estoque na farmácia
  • Evitar a perda da receita (cenário muito comum em relação a receitas físicas). Uma receita digital estará sempre disponível ao paciente em seu celular! 

Obs: Todos esses serviços já estão previstos na Memed.


Motivos práticos para assinar digitalmente suas receitas

1. Armazenamento na farmácia da via assinada digitalmente

A assinatura digital é exigida em casos de medicamentos controlados e receitas para Farmácia Popular, pois a farmácia deve armazenar uma via que contenha assinatura do médico (física ou digital). Ao escanear a Receita Digital do paciente, a loja tem acesso ao PDF assinado para download e impressão. 

2. Para farmácia "dar baixa" na receita digital
Hoje a Memed é a única plataforma que possibilita uma farmácia "dar baixa" em uma receita assinada digitalmente. Ao marcar os itens da receita como "dispensados", isso impossibilita que o paciente compre novamente os medicamentos em outra farmácia. Esse processo equivale à retenção da via física da farmácia (no processo comum de receitas físicas).

Entenda como funciona o fluxo completo de dispensação na farmácia de Receitas Digitais Memed:

Dúvidas? Pode nos chamar pelo chat.

Encontrou sua resposta?